O Hercílio Luz Futebol Clube é o clube de futebol mais antigo do estado de SC em atividade.

Logo

Nossas Mídias Sociais:

SITE NÃO-OFICIAL


O Clube

HISTÓRIA

Nasceu o Hercílio Luz F.C, em Tubarão (SC), a Cidade Azul, no dia 28 de dezembro de 1918. Seu primeiro presidente foi Luiz Thomaz da Silva que teve como companheiros de diretoria Pedro da Silva Medeiros, José Nicolau de Carvalho, Gustavo Gonzaga Filho e João Barbosa Sobrinho. Foi campeão estadual em 1957 e bi em 1958, mesmo ano em que o Brasil conquistou o primeiro campeonato mundial. Tem em seu uniforme oficial as cores vermelha e branca e, por isso, alguns o chamam de colorado. Mas, o que ele gosta mesmo é de ser chamado de Leão do Sul, apelido que ganhou por sua conhecida garra nas competições em que esteve presente. Sempre que se prepara para entrar em campo a torcida brada o grito de guerra : "Solta o Leão ! ".


No primeiro jogo de sua história, em 12 de fevereiro de 1919, contra o Clube Náutico Francisco Martinelli, de Florianópolis, o Hercílio Luz FC jogou em casa e perdeu por 2X1. Naquele jogo utilizou os atletas Juvenal, Stephano, Alexandre, Guigo, Thenes, Oswaldo, Santos, Mússio, Hygino, Newton, Gallois, Neco, Alfredo e João Barbosa. Depois da partida número um, as duas equipes se confraternizaram nas dependências do Clube 7 de Julho, em Tubarão, em animada domingueira (baile). O Hercílio Luz F.C, com campeão estadual de 1958, foi o primeiro clube catarinense a disputar uma Taça Brasil (1959), à época a maior competição do futebol brasileiro.Ainda não existia o Campeonato Nacional, que nasceu só em 1971. A Taça reunia só os campeões dos estados, ao estilo do que é hoje a Copa do Brasil.


O Leão do Sul, já deu ao Brasil jogadores que ficaram famosos. Deles, o mais conhecido foi Zenon, que chegou à Seleção Brasileira por ter sido um dos grandes craques do Corintians de São Paulo e Campeão Brasileiro pelo Guarani de Campinas (SP). Depois jogou na Portuguesa de Desportos, Atlético Mineiro e na Arábia Saudita. Teve o Hercílio, ainda, como destaques os atletas Wanderley, goleiro que jogou no São Paulo nos anos 70, Márcio, do Palmeiras, no início da mesma década e Walmir, do Internacional. Seu estádio é o Aníbal Costa e fica localizado na esquina das ruas Rui Barbosa e Pedro Zapellini, lugar onde foi edificada a primeira arquibancada do sul catarinense. Por mais de 40 anos o Hercílio foi o principal time do sul do estado, ficando sempre acima de seus vizinhos Comerciário, Atlético e Próspera, todos de Criciúma; Grêmio Araranguaense, de Araranguá; Barriga Verde, de Laguna e Atlético, de Imbituba. Só veio a perder essa hegemonia a partir de 1960, para o poderoso Esporte Clube Metropol, de Criciúma, reconhecidamente o maior time de sua época no estado. O Metropol durou até 1969.


O maior rival do Hercílio Luz F.C, sempre foi o E.C. Ferroviário, conhecido como Ferrinho,o rubro-negro do bairro Oficinas. Esse time, que tem como estádio o Monumental da Vila ( Domingos Silveira Gozallez), foi campeão catarinense de 1970 e fazia com o Leão clássico Ferro-Luz. Depois, o mesmo Ferroviário mudou de nome e virou Tubarão Futebol Clube. O time do Hercílio vem identificado como time da elite de Tubarão desde a sua fundação. É que em 23 de dezembro de 1918, um comunicado oficial dizia : "Comunico-vos que, em reunião effetuada hontem, pela elite tubaronense, constituiu-se uma sociedade sportiva, a qual foi dado, como homenagem à S. Excia.o Dr. Governador do Estado, o nome de Hercílio Luz Foot-Ball Club".


E, justamente por causa disso, o Hercílio perdeu muito de sua popularidade para o E.C Ferroviário, que nasceu mais de 20 anos depois, como o time do povo. Nos bons tempos da Liga Tubaronense de Futebol existiam ainda como filiados o Grêmio Esportivo Cidade Azul, de Tubarão; Barriga Verde, de Laguna; Atlético de Imbituba e o Nacional, de Capivarí de Baixo, lugar que à época ainda não havia se emancipado da Cidade Azul. Os títulos : O Hercílio Luz foi tetra campeão da Liga Tubaronense de Futebol nos anos de 1939, 40, 41 e 42; campeão em 49; tri campeão em 1951, 52 e 53 e bi campeão em 1958. Foi também tetra campeão do sul do estado em 1939, 40, 41 e 42; campeão em 1949 e 1951; bi campeão em 1959 e 1960 e campeão em 1962. (essa competição valia a classificação para as finais do Campeonato Catarinense).

Em 1957 conquistou os título de Campeão Estadual de Santa Catarina e em 1958 repetiu a dose, chegando ao Bi .


Para conquistar seu primeiro título do Estadual, em 1957, o Hercílio precisou fazer uma disputa de melhor de três com o Clube Atlético Carlos Renaux, de Brusque. Venceu ao time do Norte por duas vezes, sendo uma em Tubarão, por 4x2, e outra em Florianópolis por 2X0. Nesta última, os gols foram de Giovani e Ernesto. Da melhor de três que decidiu o campeonato, o Hercílio perdeu uma, em Brusque, por 3x1 (o primeiro jogo). - Com o título, o Leão do Sul passou a ser o primeiro time do sul do estado a conquistar um Estadual para a região.


Formou o Hercílio, na grande final em Florianópolis, com Bateria, Rato, Pinto, Mário, Adir e Ernani; Giovani, Betinho, Waldir, Ernesto e De Lucas. ( Durante a partida, o árbitro José Silva expulsou, os atletas Waldir, Betinho, De Lucas e Pinto, do Hercílio Luz e Júlio Camargo, pelo Renaiux). O Hino do Hercílio Luz FC sempre foi consagrado por uma estrofe muito cantada no estádio Aníbal Costa, que diz : "Hercilista, é a nossa vitória ! Ei, avante; ei, avante, é o Sul; trabalhamos com fé pela glória, à vitória do Hercílio Luz ! " Outros quatro versos completam o hino.

FUTEBOL PROFISSIONAL

O ano de 2009 começou de maneira positiva para o Hercílio Luz F.C., tendo como destaque, a inauguração das obras de revitalização do Estádio Aníbal Torres Costa, pelo Excelentíssimo Governador Luis Henrique da Silveira e comitiva, onde desfraldou o monumento com placa, tendo a estátua do simbólico “Leão-do-Sul” como marco do evento.
MOMENTO DA INAUGURAÇÃO

Foto Crianças
Deputado Renato Hinnig Governador Luis Henrique, Dep. Genésio, Vice Gov. Pavan,Pres.Vamerson,
Sec. Regional Jairo cascaes, Ademir Matos,Dep.Benedet

O Estádio Aníbal Torres Costa passou pelo teste para jogos oficiais, durante o dia e a noite, quando serviu para o clube vizinho atuar no Campeonato Estadual de 2009, não deixando nada a desejar na questão de capacidade de público, segurança, qualidade do gramado, instalações etc, sendo elogiado pelos locutores das rádios de outros municípios e pelos integrantes das delegações dos times visitantes.


O HERCÍLIO LUZ F.C., tem programado para iniciar sua participação no Campeonato Catarinense de Futebol Profissional da Divisão Especial, no dia 13 de junho de 2009, quando terá como adversários os seguintes clubes: Joaçaba, Camboriuense, Próspera, Imbituba, Concórdia, Porto, Juventus, Videira e NEC.


Com o lema “RUMO À 1ª DIVISÃO”, e buscando apoio através de parcerias com times de outras cidades, o torcedor deverá aderir fortemente e colaborar financeiramente para a reestruturação do futebol profissional do Leão-do-Sul.


FORMAÇÃO DE ATLETAS

O esporte nacional vive um grande momento com a exportação de atletas para o exterior, e a maioria dos clubes nacionais estão investindo nas categorias de base, como forma de ter jovens atletas para negociação. O Hercílio Luz F.C. hoje está estruturado e já deu  início à formação de atletas através da Escolinha de Futebol instalada no Campo de Grama Sintética Iluminado, nas dependências do Estádio Aníbal Torres Costa.


A estrutura é completa possuindo quadra de grama sintética alta com duplo amortecimento para evitar lesões musculares, vestiários, lanchonete, e área de lazer coberta com 300M².


A Escolinha de Futebol também promove a inclusão social através do esporte procedendo a não cobrança de mensalidade para os jovens de famílias carentes devidamente cadastrados.


O objetivo para este ano é a implantação de 10 novas escolinhas em diferentes municípios da região, com a finalidade de ampliar o número de participantes por escola e oportunizar a participação de jovens de 7 a 15 anos de localidades distantes.


Durante o ano serão efetuados grandes encontros das Escolinhas nas dependências do Estádio Aníbal Torres Costa, com o objetivo de integração regional e selecionar os melhores atletas para as categorias de base (Juniores e Juvenil).

Foto Crianças

ESCOLINHA DE FUTEBOL

A Escolinha de Futebol no Estádio Aníbal Torres Costa está em pleno funcionamento, iniciando com um pequeno grupo de jovens, pretendendo-se atingir meta de 500 atletas mensais, levando-se em considerações que muitos jovens carentes terão gratuidade nas suas mensalidades.

Foto Crianças

PROJETOS SOCIAIS

LEÃOZINHO ECOLÓGICO – com o objetivo de estar em sintonia com as questões relacionadas ao Meio-ambiente, o Hercílio Luz F.C. lançará um projeto de preservação das 2 figueiras septuagenárias que possui em seu estádio, as quais terão suas raízes fasciculadas desenterradas e terão uma poda de limpeza dos galhos secos com subseqüente adubação.
Além destas operações, buscará parcerias para a produção anual de 20.000 mudas de figueira, as quais serão distribuídas para os jovens das escolinhas, sócios e visitantes.


LEÃOZINHO DIGITAL – O Hercílio Luz F. C. além de implementar a inclusão social através das Escolinhas de Futebol, pretende disponibilizar uma sala para instalação de computadores para os jovens interessados adquirirem conhecimentos de informática e desta forma, também incentivar a inclusão digital e melhorar o potencial de competitividade no mercado de trabalho.

Foto Crianças

Avenida Pedro Zapelini . nº 1735
Centro . Tubarão/SC . CEP 88701-480
30523732 / 96374000 / 99769021
hercilioluzfc@outlook.com secretaria@hercilioluzfc.com.br futebol@hercilioluzfc.com.br comercial@hercilioluzfc.com.br

leão do sul

2011 © . Hercílio Luz Futebol Clube . Todos os Direitos Reservados . Desenvolvimento RJ45 Informática