Hercílio Luz lança projeto “Além das Quatro Linhas”

O Hercílio Luz lançou na manhã desta terça-feira, em uma palestra para todos os atletas das categorias de base, o projeto “Além das Quatro Linhas”. O objetivo do clube, que busca o certificado de Clube Formador da CBF, é auxiliar também a formação do cidadão, não apenas do jogador de futebol. A iniciativa foi idealizada em, conjunto pelo Departamento de Futebol e o Departamento Psicossocial.

– O projeto é uma das frentes do programa de formação global, que se preocupa com todas as dimensões, como social, profissional, escolar. A Unesco define quatro pilares para o desenvolvimento integral: aprender a ser, a conviver, a fazer e a conhecer. As categorias terão no seu cronograma semanal de formação profissional um período de atenção ao desenvolvimento cognitivo, utilizando como ferramenta principal o livro – explica a assistente social Karla Felix.

Felipe Gil, diretor de futebol, e Raul Cabral, técnico da equipe principal conversaram com os atletas sobre a importância de focar também no desenvolvimento fora de campo, como pensar e seguir uma formação concomitantemente enquanto atuam nas divisões de base. Os encontros periódicos serão parte da rotina de trabalho junto com os treinamentos, com um objetivo para cada idade.

– Pensamos que seria o ponto inicial ideal seria realizar uma palestra para tentar impactá-los de modo que o projeto fosse recebido por eles de forma positiva. As categorias sub-15 e sub-17 farão rodas de leitura semanalmente abordando livros, textos e artigos de interesse deles. Já a sub-20 terá encontros quinzenais para trabalhar temas sobre o desenvolvimento pessoal – exemplifica a pedagoga Shayane Souza.

Na apresentação, os atletas ouviram também uma palestra do técnico da equipe sub-20, Filipe Mattos, sobre o funil no futebol, onde poucos conseguem sair das categorias de base e ingressar no profissional.